Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Saber se no processo licitatório em andamento na Prefeitura de Votorantim, para a contratação da nova empresa para o Transporte Público Municipal, estão sendo consideradas as necessidades dos trabalhadores que saem do trabalho após as 22h30, em Sorocaba, para retornarem para suas casas, em Votorantim e dos trabalhadores que iniciam sua jornada a partir das 5h da manhã. Essa é a preocupação do vereador Cesar Silva (CIDADANIA) e que será o tema do requerimento a ser apresentado na sessão ordinária da próxima terça-feira (23), a partir das 9h.
Tendo em vista que o município se prepara para uma nova Concessão do Transporte Coletivo, e que de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a nova concessionária deverá atender a população com qualidade, pontualidade, itinerários e horários que beneficiem os usuários do sistema.
“São constantes as reclamações da população com o transporte público coletivo, na maioria das vezes, estão relacionadas aos horários, por não atenderem aos trabalhadores, principalmente aqueles, que encerram seu expediente após as 22h30, ou, os que iniciam suas atividades trabalhistas, no primeiro turno, a partir das 5h da manhã”, ressalta o vereador Cesar Silva. Ainda de acordo com ele, são na sua grande maioria funcionários de empresas, indústrias, centro de distribuição, entre outros, que não disponibilizam fretados aos seus colaboradores.
Conforme o parlamentar, uma grande parte dos trabalhadores de Votorantim, diariamente, se desloca para bairros distantes da vizinha cidade de Sorocaba, como por exemplo: Zona Norte, Cajuru, Éden, entre outros.
Como defende o vereador, esses trabalhadores votorantinenses dependem do transporte coletivo público, mas, infelizmente não há circulação de ônibus nos horários que eles precisam; e, caso não sejam contemplados, por ocasião da nova concessão do transporte coletivo, muitas portas de empresas poderão ser fechadas para eles “pela dificuldade de acessarem, o mais cedo possível, os locais de trabalho, ou retornarem para suas casas após o segundo turno”, conclui.
O transporte público de Sorocaba tem atendido sua população num todo, com horários que passam da meia-noite, saindo dos terminais sentido bairro, assim como, há coletivos de diversas linhas urbanas, atendendo trabalhadores, iniciando o itinerário bairro/centro às 4h da manhã.
O requerimento também questiona se é possível estabelecer critérios nesse novo contrato junto a Concessionária, atualizando e aprimorando o atendimento das linhas com horários que atendam a classe trabalhadora, do primeiro e segundo turno.