Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Médica fisiatra alerta para perigos dos exageros na alimentação durante as festas de fim de ano

Falta de controle da alimentação pode trazer complicações mais graves, como a amputação, para pacientes diabéticos

Final de ano chegou e junto com ele vêm as festas de confraternização e as delícias tradicionais que dão o tom das comemorações entre amigos e familiares, unindo dois dos maiores prazeres da vida: comer e estar perto de pessoas queridas.

No entanto, para mais de 16 milhões de adultos entre 20 e 79 anos que têm diabetes, conforme o Atlas do Diabetes de 2019, esse é um momento que requer atenção e cuidados específicos para evitar que o diabetes descompense, já que com tantas tentações em meio a um clima de descontração, não é incomum perder o controle entre os comes e bebes.

Dentre todos os males que o diabetes pode causar, como doenças cardíacas e cegueira, uma das consequências mais graves é justamente a necessidade de amputação.

“O Brasil é o sexto país em número de diabéticos no mundo e registrou, em 2020, cerca de 40 amputações de membros inferiores por dia, decorrentes de complicações da doença, de acordo com o Ministério da Saúde. Esses dados são um grande indicador das consequências mais graves dessa doença quando não tratada”, afirma a médica fisiatra especialista em reabilitação física e doenças raras, Prof.ª Dra. Matilde Sposito.

Ela explica que o aumento do açúcar circulante no sangue vai deteriorando a parede dos vasos provocando a angiopatia diabética. As alterações na circulação levam à má oxigenação, que pode ter como consequência a necrose. O diabetes afeta a circulação sanguínea porque leva ao estreitamento das artérias e veias, comprometendo a oxigenação dos tecidos.

“Cerca de 85% das amputações diretamente ligadas ao diabetes começam com uma lesão nos tecidos (ulceração nos pés), sendo comum na neuropatia diabética a perda da sensibilidade nos membros inferiores. Isso porque um pequeno machucado pode levar a uma infecção e evoluir facilmente para um caso grave de gangrena, correndo o risco de amputação”, explica a especialista.

A neuropatia diabética ocorre quando os nervos responsáveis pela nossa sensação de dor e tato são afetados pelo diabetes, o que pode causar perda da sensibilidade aos machucados e feridas.

Foi o que aconteceu com Ilsa Glória Alves, 61 anos, aposentada, que sofreu uma amputação no pé esquerdo como consequência do diabetes. “O diabetes me pegou de surpresa e tive que amputar o pé esquerdo. Foi difícil a aceitação, mas hoje sei que preciso continuar os cuidados e compartilho minha experiência com amigos e familiares para alertar do perigo dessa doença”, conta Ilsa.

Daí a importância do tratamento preventivo, adverte Dra. Matilde, pois trata-se de uma doença controlável e a amputação não tem justificativa senão a falta de tratamento e cuidados adequados.

“A dieta é muito importante no controle da diabetes. Por isso, para manter a doença sob controle durante as festas de final de ano é importante manter o corpo hidratado, evitar o jejum prolongado, não abusar das sobremesas ou das bebidas e monitorar a glicemia. Assim, com uma alimentação saudável, é possível curtir o melhor das festas de final de ano, que são as companhias”, finaliza Dra. Matilde.

Saiba mais em: www.dramatildesposito.com.br; nas redes sociais @dramatildesposito ou ligue para: (15) 3229-0202 ou WhatsApp (15) 98812-2958. O consultório da Prof.ª Dra. Matilde Sposito fica localizado na clínica Ápice Medicina Integrada, situada na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba/SP.

 

Informações: Q!Notícia

Deixe seu comentário: