Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ao todo, serão mostradas oito personalidades, de diferentes segmentos, que ajudaram a construir a história da cidade
Oito pessoas cujas biografias estão diretamente ligadas a Votorantim são protagonistas do projeto “Grandes Nomes da História”. O objetivo do autor, relações públicas e historiador Jesse James dos Santos, é homenagear personagens da cidade ligados ao esporte, à cultura, educação, medicina e advocacia.
A primeira publicação homenageou Ângelo Rômulo Rêmulo Lava, conhecido como Mickey. O ex-jogador fez história no Esporte Clube São Bento e vestiu a camisa do Clube Atlético Votorantim na década de 40.
A segunda publicação foi sobre o médico Heitor Avino, que fixou residência em Votorantim, onde faleceu e era lembrado como o “médico dos pobres”. No material, Jesse James contou detalhes do profissional, que também trabalhou por anos na Fábrica de Tecidos Votorantim.
A terceira publicação foi sobre Isaltino Dias, conhecido como “Maquinão”, um dos jogadores do Sport Clube Savóia de Votorantim. Durante 26 anos consecutivos vestiu a camisa do seu time do coração, sempre com sucesso e admiração de todos. Chegou a atuar em clubes da capital na década de 20.
O material está sendo publicado no Facebook da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim. O conteúdo pode ser acessado por meio do link bit.ly/3HosdKy.
Como começou
A ideia de Jesse James dos Santos surgiu quando encontrou um material de seu pai, João dos Santos Júnior. O arquivo tinha textos e fotos reunidos em cinco décadas de pesquisas. “Foi assim que comecei a escrever sobre cada personagem da nossa história”, conta. “Através de todo histórico preservado por ele, hoje podemos contar histórias sobre outros personagens”, completa.
O projeto é realizado com os recursos da ação emergencial da Lei Aldir Blanc, número 14027/2020 e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim por meio do Fundo Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Próximos homenageados:
João Câncio Pereira: Um dos mais generosos gerentes da Fábrica de Tecidos Votorantim e um fruticultor. Suas terras vinham de onde hoje é a Rodoviária de Sorocaba até a entrada de Votorantim. Foi ele que doou os terrenos para construção do Hospital Santa Lucinda e do Betel. Em sua chácara foi construído o Educandário Bezerra de Menezes, onde viveu até sua velhice, sendo o “vovô” de tantas crianças órfãs.
Hélio Augusto de Godoy: Goleiro do Clube Atlético Votorantim, onde teve sucesso e foi rapidamente transferido para o Juventus da Mooca, disputando a 1ª divisão do futebol paulista. Depois, atuou no São Cristóvão e no Vasco da Gama, ambos do Rio de Janeiro.
Ignêz Paschoalina de Freitas: A Tia Ignêz foi uma querida e importante professora do parque infantil Helena Pereira de Moraes, o “Parcão”. Além dos ensinamentos da gramática, também ensinou na catequese muitas crianças de Votorantim.
João dos Santos Júnior: Historiador, escritor, advogado, político, jornalista e esportista de Votorantim, cidade que nasceu e faleceu. Desde criança, levava seu filho, Jesse, para filmar ou realizar algum trabalho sobre a importância de toda a história da cidade.
Luiz Ricardo Sutil: O popular “Diamantino” é o único vivo dos biografados. É uma das importantes figuras da cultura votorantinense e músico conceituado em todo Estado. É apresentador do programa Quintaneja e cantor do Grupo de Viola Caipira “São Gonçalo” de Votorantim. Hoje, é um verdadeiro vanguardeiro por sua dedicação ao segmento.
Informação: Secom Votorantim