Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Creche de Votorantim cria sala de leitura para estabelecer vínculos com crianças durante pandemia

A equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ester Agar Fonseca Felix, em Votorantim, criou uma maneira de estabelecer vínculos e levar diversão aos alunos durante a pandemia do coronavírus. Uma sala de leitura foi criada na instituição de ensino para as crianças, em suas respectivas casas, brincarem com os pais ou responsáveis através do contato com os livros.

A ideia foi colocada em prática ontem (1) e integra o projeto Ubuntu. O nome é baseado em uma filosofia africana, a qual ressalta a importância da coletividade.

A sala de leitura foi montada em um espaço do CMEI. Os pais ou responsáveis, quando forem buscar o kit alimentação, poderão retirar um livro e levá-lo para casa. No mês seguinte, ou mesmo em um tempo mais curto, a troca de um exemplar pode ser feita sob a orientação de um profissional da instituição de ensino.

Segundo a direção da escola, a proposta não é apenas pedagógica, mas também cultural. Os livros serão colocados em uma sacola de pano, a qual poderá ser personalizada pela própria criança. O aluno terá contato com texturas e a embalagem será um pretexto para o “presente” ser bem cuidado.

O CMEI Ester Agar Fonseca Felix possui 74 crianças matriculadas de 0 a 3 anos de idade. As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020 devido à pandemia do coronavírus. Desde então, os profissionais desenvolvem o projeto Ubuntu.

Essa aproximação com a criança, em tempos de distanciamento e pandemia, teve início com ações pedagógicas e culturais embasadas no brincar.
Brinquedos pouco estruturados, como bonecos de pano, petecas e tambores, são entregues mensalmente aos alunos. Cabe aos pais, no ambiente familiar, ajudar as crianças a terminar a confecção do presente elaborado pelos profissionais de educação.

Deixe seu comentário: