Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Escolas municipais terão lousas digitais e plataforma do Google

As 175 escolas municipais de Sorocaba serão equipadas com lousas digitais e com a plataforma Google For Education ainda este ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), ontem (25), durante um evento no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira.

O Executivo adquiriu, até o momento, 300 lousas, de um total de 600 a serem compradas. Os equipamentos e o Google For Education, viabilizado por meio de uma parceria entre a administração municipal e a empresa de serviços on-line e softwares, já foram instalados em 49 escolas. Todas elas ficam nos bairros Wanel Ville e Residencial Carandá. Até agora, o investimento foi de R$ 10 milhões.

As lousas digitais são acompanhadas de projetores e computadores, além de terem conexão com a internet. Por isso, segundo o secretário de Educação, possibilitarão o desenvolvimento de mais estratégias pedagógicas multimídia. Com os equipamentos, os professores poderão, por exemplo, ampliar o uso de vídeos e fotos nas aulas.

Para proporcionar praticidade, as lousas serão diretamente integradas com o Google For Education – uma plataforma que permite que os professores coloquem conteúdos e os alunos podem acessá-la em qualquer lugar e horário, como se fosse uma sala de aula virtual. Além disso, a plataforma contribuirá para a diminuição do uso de papel nas escolas e tornará as aulas mais dinâmicas e criativas, pois conta com uma série de aplicativos, para finalidades diversas, a serem explorados pelos professores em sala de aula.

Com esses recursos, os educadores poderão, inclusive, realizar diversas tarefas em uma única ferramenta. Assim, o trabalho será otimizado.

A plataforma educacional funciona em lousas digitais, computadores, celulares, tablets e chromebooks. Os alunos poderão utilizá-la tanto durante as aulas, quanto no contraturno escolar, pois poderão acessá-la em qualquer lugar e horário. Os educadores serão treinados para trabalhar com os novos recursos.

 

Investimentos futuros 

Cerca de R$ 46 milhões serão investimentos futuramente para a digitalização da educação na cidade. O planejamento inclui a distribuição, em 2022, chromebooks (tipo de laptop) para alunos e professores da rede municipal. Serão 40 equipamentos, para cada 10 turmas de ensino fundamental. Já na educação infantil, apenas os educadores receberão o aparelho.

Já Manga informou, ainda, haver processo licitatório aberto para a compra de tablets a serem doados para todos os estudantes da rede municipal. Porém, não disse quando isso deve acontecer. Conforme o prefeito, os equipamentos terão conexão com a internet. “A princípio, eles ficarão nas escolas, mas, depois, os alunos vão poder levá-los para casa. Então, além do tablet, eles terão acesso à internet”, fala.

Deixe seu comentário: