Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Médica fisiatra alerta para os perigos de lesões em atletas de final de semana

Futebol e corrida figuram no topo da lista de atividades de maior impacto; distensão muscular, tendinite, ruptura de ligamentos e tendões e lombalgia são as lesões mais comuns

 

Dias ensolarados de verão são um convite especial para a prática de atividades físicas ao ar livre, um hábito que quase sempre é sinônimo de saúde e bem-estar. Isso porque quando o assunto é sobre os atletas de final de semana, o risco de essas pessoas sofrerem lesões musculares e contusões é significativamente maior.

“À medida em que se dispõem a praticar alguma atividade física sem preparo, em especial as de maior impacto, como futebol e corrida, pessoas sedentárias ou que estão sem se exercitar há algum tempo estão mais sujeitas a sofrer entorses, lesões nos tendões, no joelho, pé, ombro, coluna e distensões musculares”, explica a médica fisiatra especialista em medicina física e reabilitação, Prof.ª Dra. Matilde Sposito.

Dor, inchaço e até hematomas na pele são alguns dos sinais que podem indicar que houve uma lesão ou trauma. Neste caso, a orientação é sempre procurar um médico, uma vez que lesões não tratadas podem se tornar problemas crônicos, podendo até evoluir para um quadro de artrose e, em um cenário ainda mais grave, podem demandar cirurgias e um longo processo de reabilitação física.

Outro agravante, esclarece a Prof.ª Dra. Matilde Sposito, é que durante esse período de cerca de dois anos de isolamento social por conta da pandemia do COVID-19, as pessoas se tornaram mais sedentárias e a volta às atividades nesta fase mais controlada da pandemia aumenta as chances e riscos de sofrer lesões.

“Mesmo esportes de menor impacto que estão na moda, como o beach tennis e o futevôlei, podem ser perigosos, pois a areia instável pode ter como consequência torções e outros tipos de lesões mais graves”, completa a médica, que lembra da importância de começar ou recomeçar as atividades físicas neste início de ano com moderação e orientação médica para que se possa ter o melhor desempenho sem se machucar. “Respeitar os limites do corpo e sempre se alongar e se aquecer da maneira correta pode evitar muitas lesões mais graves”, finaliza a médica.

 

As 4 principais lesões causadas por atividades físicas

  1. Distensão muscular – lesão causada pelo esforço excessivo realizado por um músculo, podendo ter como consequência a ruptura das fibras musculares.
  2. Tendinite – lesão causada por uma inflamação no tendão, normalmente acontece pela repetição de um movimento (LER – Lesão por Esforço Repetitivo).
  3. Ruptura de Ligamentos e Tendões – lesão causada por movimentos bruscos ou traumas que provocam uma distensão, mais frequentemente nos tornozelos e joelhos.
  4. Lombalgia – lesão causada pelo levantamento incorreto de pesos.

 

Saiba mais em: www.dramatildesposito.com.br; nas redes sociais @dramatildesposito ou ligue para: (15) 3229-0202 ou WhatsApp (15) 98812-2958. O consultório da Prof.ª Dra. Matilde Sposito fica localizado na clínica Ápice Medicina Integrada, situada na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba/SP.

 

Informações: Q!Notícia

Deixe seu comentário: