Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Moradores do bairro dos Morros e Jardim Maria Luiza, em Votorantim, reclamam de problemas que acontecem há pelo menos 15 anos no local. Segundo eles, a Estrada dos Morros e as ruas C5, 10,11 e 12 não têm asfalto e quando chove os munícipes ficam ilhados dentro de casa. Ônibus, ambulâncias e entregadores também não chegam ao local.
A auxiliar de serviços gerais, Vânia Aparecida Teles de Araújo, moradora da rua C5, do Jardim Maria Luiza, têm dois filhos de 5 e 13 anos. Ela conta que o grande problema é em relação aos buracos e a lama. “Eu saio cedo para trabalhar e já levo as crianças comigo, mas todo dia eu desço na tensão. Aqui tem muita valeta e dá medo de cair”, disse. “Na sexta-feira choveu e eu não sai para trabalhar. Meu marido que já havia saído de casa me avisou que eu não conseguiria subir a rua. Precisei entrar em contato com o serviço para avisar que não tinha como sair de casa com as crianças. Na minha folga vou pagar ou vai descontar do salário”.
A recepcionista Gislene Rolim de Oliveira está preocupada com a filha Carolina de Oliveira que mora no local. A mãe conta que fica preocupada com a jovem que teve um bebê recentemente. “Minha filha ganhou bebê dia 24 de dezembro e está difícil para ela sair com a criança que precisa ir no posto de saúde e precisa de cuidado. O outro filho dela e todas as crianças que precisam ir à escola também não conseguem”, relatou.
Na tarde do dia 3, a reportagem do Cruzeiro do Sul esteve nos dois bairros citados. Na data, um trator da Prefeitura passou em alguns pontos desses locais, mas ainda haviam muitos buracos nas ruas. Na ocasião, os moradores relataram que o trabalho realizado não é bem feito e com a volta das chuvas, os problemas retornam também. No dia seguinte, a população retornou o contato com o jornal. Eles disseram que choveu na cidade na noite anterior e, com isso, algumas áreas foram novamente afetadas.
Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Votorantim informou que realiza manutenção periódica das ruas, porém, alguns locais são de difícil acesso para as máquinas realizarem os serviços. A municipalidade ressaltou também que trata-se de loteamento particular que não está regularizado, sendo, inclusive, objeto de inquérito civil em andamento e, por isso, a Prefeitura está impossibilitada de prestar outros serviços públicos. Em nota, a administração disse ainda que está prevista a pavimentação do acesso ao bairro dos Morros.
Outros transtornos
Ainda de acordo com os moradores, há outros problemas. Um deles é a falta de iluminação. A rua C5 tem alguns postes, porém uma moradora conta que há um trecho em que as lâmpadas estão queimadas. “Há cinco anos eu fiz um ofício e fui até a Prefeitura, no departamento de obras. Eles alegaram que não tinha verbas”.
Rosemari de Oliveira Souza, de 66 anos, reclama de outra situação no bairro dos Morros. De acordo com a senhora, na rua D existe um imóvel que há cerca de 25 anos funcionava uma escola. “O prefeito da época teria transferido os alunos do local para outra escola. Um tempo depois, a área passou a ser usado para atendimento do médico da família, mas há oito anos o imóvel foi abandonado, causando insegurança aos moradores da região. Não tem portão, não tem nada, até o vaso do banheiro levaram embora e era a única coisa de bom que tínhamos no bairro”.
Sobre a falta de iluminação, a Prefeitura informou que uma solicitação foi enviada ao setor responsável. Já em relação ao imóvel que estaria abandonado, a administração disse que a estrutura existente está em análise para definir quais ações serão tomadas no local.
Informações: Jornal Cruzeiro do Sul – Vanessa Ferranti