Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

MPF denúncia assessor especial da presidência Filipe Martins por crime de racismo

O Ministério Público Federal apresentou denúncia à Justiça Federal contra o assessor especial para assuntos internacionais da presidência, Filipe Martins, por racismo, com pena prevista de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Na denúncia, a Procuradoria da República no Distrito Federal descreve que Martins fez gesto alusivo a movimentos racistas de supremacia branca em sessão no Senado e relata que o assessor fez postagens em redes sociais sobre ideias, emblemas e símbolos relacionados a fascistas e de extrema direita, o que demonstraria seu conhecimento do significado do gesto.

O caso ocorreu em uma sessão no Senado, no dia 24 de maio. Filipe Martins estava em pé atrás do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), com transmissão ao vivo pela TV Senado, quando fez o gesto, flagrado pelas câmeras.

Procurado, Filipe não se manifestou. Na época, em seu depoimento, ele afirmou que ‘não houve intuito específico, pois estava na verdade ajustando seu terno’, disse também que ‘não há qualquer simbologia ligada à questão ideológica e tampouco finalidade ofensiva’ e citou que foi um gesto involuntário.

Deixe seu comentário: