Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria da Saúde (Sesa) disponibilizou o implante subdérmico Implanom (nome comercial) para a população feminina vulnerável de Votorantim. O contraceptivo é aplicado na Policlínica, na UBS Clarice, na UBS Novo Mundo, na UBS Vila Garcia, na UBS Barra Funda e no Ambulatório de Infecção Sexualmente Transmissível.
O método contraceptivo será ofertado às mulheres moradoras de rua, usuárias de drogas, soropositivas para HIV, adolescentes e casos judiciais que solicitarem o dispositivo. A restrição do público-alvo é necessária uma vez que o investimento é exclusivamente municipal. Posteriormente, a oferta do produto será ampliada para a população feminina em idade fértil.
A explicação sobre o uso deste anticoncepcional está sendo realizado por meio de parceria com os Centros de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil (Caps), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da cidade. Se solicitada a medicação, as mulheres serão atendidas e receberão o Implanom.
O implante subdérmico é um método seguro reconhecido pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). O contraceptivo tem o formato de um bastão de quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro.
A aplicação é feita no antebraço e o anticoncepcional libera o hormônio etonogestrel continuamente, inibindo a ovulação e alterando o muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides.
Informações: Prefeitura de Votorantim