Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Uber, empresa prestadora de serviços na área de transporte urbano privado, passou a disponibilizar viagens de moto pela plataforma em mais 16 cidades, incluindo Sorocaba. A opção já aparece para os usuários da região desde o dia 22 de outubro, no modo “econômico”, e mostra redução de até 66% no preço das corridas, comparada às que são feitas por carros. A novidade até parece ser uma boa alternativa para quem procura transporte e não quer gastar muito dinheiro, mas descumpre a legislação municipal.
De acordo com o artigo 5º da lei de número 9.413/2010, o transporte remunerado de passageiros em moto é vedado. Quem infringir a determinação pode ser punido com multa no valor de R$ 175. Em caso de reincidência, a multa vem em dobro e o contraventor pode ficar impedido de realizar serviços de motofrete por 40 dias. A medida permite serviços de delivery, que a empresa já realiza na cidade há algum tempo pela categoria Flash Moto, mas é bem clara quanto a proibição de transporte de passageiros.
Outra preocupação que está, literalmente, nas cabeças dos usuários é o compartilhamento de capacetes em tempos de pandemia. Em seu portal, a Uber recomenda que cada usuário tenha o seu equipamento individual, mas, caso não seja possível, o condutor também pode oferecer um capacete extra. O item precisa ser higienizado externamente com álcool 70% ou álcool em gel. Já a área interna e alças (espumas e tecidos) precisa ser higienizada com produtos tipo spray desinfetantes que sejam efetivos na esterilização contra o coronavírus.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, informou que está ciente sobre o funcionamento da nova modalidade no município e que, por ora, a prática está vedada em Sorocaba, conforme previsto em lei.
Informações: Jornal Cruzeiro do Sul