Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O artista e o educador são resultados do amor pelo conhecimento. A arte nada mais é do que fruto desse aprendizado. Com mais de 30 anos de carreira o músico, compositor e professor de violão José Marcos Rodrigues, é uma dessas figuras em que a arte se torna construção afetiva na vida de tantas pessoas. Presente em shows de diversos artistas e instituições de ensino musical na região metropolitana de Sorocaba, Zé Marcos como é conhecido na cena musical tem agora a satisfação de reunir em livro sua metodologia criada em décadas de docência, através da publicação “Violão – Guia de Ensino e Aprendizagem” lançado pela Editora Jogo de Palavras.
Nascido na cidade de Quadra antigo distrito de Tatuí, cresceu ouvindo o pai acordeonista e a mãe cantora, ambos amantes da música! Nesse ambiente logo cedo desejou aprender um instrumento e a escolha pelo violão fez parte de toda sua trajetória, no início em Sorocaba no pioneiro Conservatório João Batista Julião, depois na capital, tornou-se bacharel pela Faculdade Mozarteum, foi vencedor do concurso Jovens Instrumentistas do Conservatório Villa Lobos em São Paulo e nunca mais parou de estudar e se aperfeiçoar frequentando por exemplo a prestigiada escola CLAM do Zimbo Trio, cursos de especializações em Educação Popular em Havana Cuba, curso de Regência com o maestro Dario Sotero, Harmonia com Conrado Paulino, foi idealizador de projetos como “Caminhos do Violão” e ciclo “Música e Anos 80” pela SEC SP atuando ao lado de nomes como Tom Zé e Arrigo Barnabé, como músico acompanhante tem percorrido todo o país com o artista mineiro Zeca Colares e em turnê por Portugal com a cantora Marcia Mah. Tendo seu nome no livro “Violões do Brasil” antologia organizado por Miriam Taubakin sobre os principais violonistas em atividade no país.
Toda essa versatilidade o destaca não somente como um grande instrumentista, mas também como educador cuja dedicação levou a desenvolver um método próprio de ensino que tem resultado cada vez mais no surgimento de alunos expoentes no meio artístico, tais como: Fábio Gouvea, integrante da Orquestra Focus Year na Suíça; José Henrique Rosa de Campos, formado em Violão pela USP, com especialização na França, integrante do Quarteto TAO e Coordenador de Cordas do Projeto Guri SP, Adriano Felício Coordenador do Curso de Música da UNISO, entre outros.
O livro “Violão – Guia de Ensino e Aprendizagem” cria um ambiente musical diferenciado tendo como base a interação, pois propõe o diálogo entre dois violões de modo que os exercícios resultam numa sonoridade mais rica, auxiliando a percepção auditiva do aluno na compreensão da linguagem musical (ritmo, melodia, harmonia, execução e dinâmica) conduzidas pelo acompanhamento do professor. Através dessa didática os conceitos e a coordenação vão sendo assimilados de forma orgânica e todas as práticas sugeridas acompanham playbacks, cifras e partitura. Os áudios estão disponíveis no CD que acompanha o livro e também através de QR code. As músicas em diferentes andamentos e gêneros foram compostas pelo próprio autor para ilustrar todo o processo de ensino.
O livro pode ser adquirido diretamente nas redes sociais (Instagram @ZeMarcos / Facebook ZéMarcosViolão) ou pelo site da livraria www.frenote.com.br.
O lançamento do livro acontece durante uma noite de autógrafos no próximo dia 23, às 20h, no Bar do Seu Antenor. Haverá um recital de alguns alunos de Zé Marcos: Newton Nogueira, Eduardo Mendes, José Maria do Amaral, Edson Xavier, Mauro Celso Coelho, Paulo Almeida e mais convidados! O bar fica Rua Fernando Silva, 422 – Jardim do Sol, Sorocaba.
Informações: Assessoria de Imprensa